Finalmente, depois de 24 anos do lançamento da célebre música de 9 minutos e 3 segundos do grupo Legião Urbana e de muitas promessas de lançamento de um filme baseado na canção, a promessa virou realidade.
Eu acho legal que as pessoas gostem da história. Um motorista de táxi, outro dia, me disse que tinha um amigo que comprou a fita porque era, exatamente, a história do irmão dele. O cara tinha saído de Mato Grosso e ido a Brasília, e morreu num tiroteio no Nordeste. E a canção é totalmente fictícia.
Renato Russo
A música foi composta pelo próprio Renato em 1979, mas só foi lançada oficialmente em 1987 no álbum Que País É Este. Ela conta a história de João do Santo Cristo, um traficante nascido no Nordeste do Brasil (provavelmente no interior da Bahia) que se muda para Brasília e se redime ao apaixonar-se por uma mulher chamada Maria Lúcia, sendo posteriormente assassinado por Jeremias, um traficante rival.
O filme será dirigido por Renê Sampaio (Sinistro, 2000), estreante em longa-metragens, e produzido pela Gávea Filmes. O elenco principal está também quase completamente definido. Fabrício Boliveira, o Cavanha de 400 Contra 1 – Uma História do Crime Organizado, foi escolhido para dar vida a João de Santo Cristo. Ísis Valverde debutará no cinema interpretando Maria Lúcia, enquanto que Felipe Adib (180º) será Jeremias. JáChico Diaz deverá interpretar o traficante Pablo, “um peruano que vivia na Bolívia e muitas coisas trazia de lá”.
As filmagens devem começar nos próximos meses, Faroeste Caboclo contará ainda com uma super promoção: a possibilidade de que você faça parte do elenco! Está disponível no site oficial um concurso onde o prêmio é participar do próprio longa-metragem. Para tanto basta preparar um vídeo de até 30 segundos, no qual convence Maria Lúcia a não abandonar a festa. Os seis melhores irão a júri popular no site, com o ganhador indo a Brasília, com tudo pago, de forma a participar de um dia nas filmagens. Os vídeos devem ser enviados até o dia 27 de fevereiro.
Ainda não há data marcada para a estreia de Faroeste Caboclo nos cinemas, mas a expectativa é que isto aconteça apenas em 2012.